Quem somos

O time de sócios da Macro Capital possui, em sua maioria, entre 20 e 30 anos de experiência no mercado financeiro. A complementaridade dessas experiências e o compartilhamento de valores e princípios sólidos norteiam nossa empresa.

Princípios

Cultura meritocrática

Profissionalismo, integridade, disciplina, ética e busca por excelência

Trabalho em equipe e constante aprimoramento profissional

Dedicação, transparência e compromisso com os investidores, com foco no relacionamento de longo prazo

Equipe

O núcleo da empresa é sua equipe, com permanente busca por excelência, incentivo à inovação e com diálogo constante em um ambiente desafiador e meritocrático. Nosso time possui alta qualidade profissional e técnica, combinando experiência, comprometimento, espírito de equipe e empreendedorismo.

Andre Madaras
Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco Citibank entre 1995 e 1997 e depois entre 2010 e 2020, tendo sido responsável, nesse último periódo, pela Mesa Trading Brasil de Juros e Moedas e como Diretor de Investimentos da CitiPrevi. Antes disso, trabalhou no Banco Itau BBA e Banco Itaú entre 1997 e 2010, como Head Trader de Renda Fixa local e Head da Mesa Proprietária. Anteriormente, trabalhou no Banco Crefisul entre 1988 e 1995 com Trader de Renda Fixa local. Possui MBA em Finanças pelo Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP. Possui CPA 20.

Emerson Marques da Silva
CRO

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Ethica Asset Management entre 2017 e 2019, tendo sido diretor de risco e compliance por dois anos e responsável pelo desenvolvimento de modelos de risco de mercado e liquidez. Antes disso, trabalhou na Kinea Investimentos entre 2007 e 2015, ocupando o cargo de gestor de risco de mercado, liquidez e crédito. Na mesma empresa, foi analista de empresas e analista de operações. Anteriormente, trabalhou na Quantix Investimentos entre 2004 e 2007, tendo ocupado a função de gestor de risco e controller. Tem mestrado em economia pelo Insper, mestrado em finanças pela Nova School of Bussiness and Economics e graduação em economia pela FEA-USP. Possui certificado CFA e CAIA.

Mauro Bergstein
CEO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Wright Capital Gestão de Patrimônio entre 2015 e 2018,tendo sido membro do comitê de investimentos e um dos responsáveis pela parte comercial. Foi sócio fundador da KPG Consultoria de Investimentos de 2013 a 2015, empresa responsável pela distribuição de fundos globais. Trabalhou no banco Credit Suisse (Brasil) e no Banco de Investimentos Garantia por 22 anos, tendo sido Head do Credit Suisse Asset Management entre 2002 e 2012, M.D. da instituição e participante do comitê-executivo no Brasil a partir de 2003. No Garantia, foi gestor de fundos de renda fixa internacional, trader proprietário e sales institucional. Tem graduação em economia pela PUC-RJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Nilson Teixeira
CIO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 18 anos, tendo sido economista-chefe a partir de 2004, M.D. da instituição e membro do comitê-executivo no Brasil a partir de 2006. Trabalhou em outras instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Fonte Cindam, onde foi economista-chefe nos dois bancos. Antes disso, foi funcionário do BNDES, onde ingressou por concurso público em 1986, tendo ocupado funções como gerente de risco e analista de projetos. Anteriormente, foi engenheiro da Otis Elevadores entre 1984 e 1986.Tem Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, mestrado em economia pela PUC-RJ, graduação em engenharia mecânica pela UFRJ e graduação em economia pela UERJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Priscila F. de Araújo
Renda Variável

Com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos, Priscila foi uma das sócias fundadoras da Hogan Investimentos (previamente denominada Victoire Investimentos), onde entre 2005 e 2020 foi gestora dos fundos long short e long biased, assim como fez análise de ações de companhias da América Latina. Antes disso, trabalhou por 5 anos no Citigroup (nas unidades de Asset Management e Private Bank), atuando como gestora de fundos e membro do Comitê de Investimentos. Possui experiências prévias também no Banco BBVA e Itau Bankers Trust (IBT), na gestão de fundos de renda fixa e no relacionamento com investidores. Priscila é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec/INSPER. Certificada CFA, é também membro da board da Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui CGA Anbima e é administradora de carteiras autorizada pela CVM.

Ricardo Cará Monteiro
Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio da Mauá Capital entre 2015 e 2018, atuando como gestor de fundos multimercados. Foi sócio fundador da Corttex Capital entre 2012 e 2015, onde foi gestor de fundos multimercados. Antes disso, trabalhou na GAP Asset Management entre 2004 e 2011, sendo sócio e trader de renda fixa e câmbio. Nessas instituições foi membro dos respectivos Comitês de investimento global e local. Anteriormente, trabalhou na Tesouraria proprietária do Banco BBA e Itaú BBA entre 1997 e 2003, atuando como trader de renda fixa e câmbio. Possui graduação em engenharia e MBA executivo em finanças pelo Ibmec/INSPER. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Aline Crucillo
Administrativo

Com mais de nove anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Vinci Partners por seis anos, atuando nas áreas administrativa, facilities e operacional. Anteriormente, trabalhou na GAS Investimentos na área administrativa. Possui MBA em gestão de processos pela FGV-SP e graduação em administração pela PUC-SP.

Cristiano Rogerio Cagne
COO

Com cerca de 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Unibanco, Itaú BBA e Itaú entre 1999 e 2019. Ocupou o cargo de diretor de Operações para Wealth Management nos últimos três anos, sendo responsável pelas áreas de custódia e controladoria de fundos de terceiros e operações da Corretora no Banco Itaú. Por três anos, foi diretor de Operações de Corporate/Investment Banking no Banco Itaú BBA, liderando as áreas de processamento das carteiras de tesouraria e corporate, controles de garantia e liquidação. Conduziu a área de Compliance no Itaú BBA nos dois anos anteriores. Entre 1999 e 2008, atuou no Unibanco, sendo responsável pelas áreas de produtos estruturados, mesa de clientes e planejamento estratégico. Possui MBA pela Universidade de Harvard – Harvard Business School, especialização em administração pela FGV-SP e graduação em engenharia química pela FEI.

Mariana Orsini
Riscos

Com mais de 7 de sete anos de experiência em análise Macroeconômica. Trabalhou na consultoria GO Associados entre 2014 e 2016, sendo responsável pelas projeções dos indicadores de atividade da economia brasileira, e pela elaboração de estudos e pareceres para diversos setores.  Entre 2011 e 2014 foi economista do Banco Itaú/Itaú BBA, com foco em análise econômica setorial, regional. Também foi Assessora Econômica da Presidência da Sabesp em 2010 e 2011. Doutoranda em Economia pelo Insper (conclusão prevista para setembro de 2021). Foi visiting scholar por 1 ano do departamento finanças da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign. Mestre e Bacharel em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Natalia Quiroga Cotarelli
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco ABC Brasil entre 2015 e 2019, tendo sido economista responsável pelas projeções de atividade da economia doméstica e acompanhamento do cenário internacional. Anteriormente, entre 2013 e 2015 trabalhou no Banco Indusval & Partners (BI&P), como economista responsável pela elaboração dos cenários interno e externo. Doutoranda em economia pela FEA-USP (conclusão até junho de 2021). Foi visiting scholar no departamento de economia da Universidade de Columbia em 2019. Possui mestrado em economia pela FEA-USP e graduação em economia pela FGV-EESP.

Pedro Conrado
Renda Variável

Trabalhou no Banco Bradesco de Investimentos em 2020 como analista junior de ações cobrindo os setores de Health Care e Educação. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Insper.

Rafael Gama
Operacional

Com sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Bahia Asset Management entre 2013 e 2019. Foi responsável pela gestão de caixa, enquadramento e hedges cambiais de todos os fundos da gestora. Também foi responsável pela gestão dos fundos passivos e institucionais. Anteriormente, trabalhou nas áreas de controle onshore e offshore da gestora. Mestre em macroeconomia e finanças pela PUC-RJ, graduado em engenharia de produção pela UFRJ. Possui CGA ANBIMA.

Thamara Todesco
Operacional

Com mais de 3 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Itaú Unibanco entre os anos 2017 e 2021, tendo contribuído para otimizações e automações de processos. Entre 2018 e 2021, foi responsável por processamento e conciliação de carteiras de fundos. Trabalhou no setor de monitoria da qualidade de atendimento, atuando com foco na experiência do cliente entre 2017 e 2018. Graduada em engenharia de controle e automação pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Equipe

O núcleo da empresa é sua gente, com permanente busca por excelência, incentivo à inovação e com diálogo constante em um ambiente desafiador e meritocrático. Nosso time possui alta qualidade profissional e técnica, combinando experiência, comprometimento, espírito de equipe e empreendedorismo.

Andre Madaras
Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco Citibank entre 1995 e 1997 e depois entre 2010 e 2020, tendo sido responsável, nesse último periódo, pela Mesa Trading Brasil de Juros e Moedas e como Diretor de Investimentos da CitiPrevi. Antes disso, trabalhou no Banco Itau BBA e Banco Itaú entre 1997 e 2010, como Head Trader de Renda Fixa local e Head da Mesa Proprietária. Anteriormente, trabalhou no Banco Crefisul entre 1988 e 1995 com Trader de Renda Fixa local. Possui MBA em Finanças pelo Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP. Possui CPA 20.

Cristiano Rogerio Cagne
COO

Com cerca de 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Unibanco, Itaú BBA e Itaú entre 1999 e 2019. Ocupou o cargo de diretor de Operações para Wealth Management nos últimos três anos, sendo responsável pelas áreas de custódia e controladoria de fundos de terceiros e operações da Corretora no Banco Itaú. Por três anos, foi diretor de Operações de Corporate/Investment Banking no Banco Itaú BBA, liderando as áreas de processamento das carteiras de tesouraria e corporate, controles de garantia e liquidação. Conduziu a área de Compliance no Itaú BBA nos dois anos anteriores. Entre 1999 e 2008, atuou no Unibanco, sendo responsável pelas áreas de produtos estruturados, mesa de clientes e planejamento estratégico. Possui MBA pela Universidade de Harvard – Harvard Business School, especialização em administração pela FGV-SP e graduação em engenharia química pela FEI.

Emerson Marques da Silva
CRO

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Ethica Asset Management entre 2017 e 2019, tendo sido diretor de risco e compliance por dois anos e responsável pelo desenvolvimento de modelos de risco de mercado e liquidez. Antes disso, trabalhou na Kinea Investimentos entre 2007 e 2015, ocupando o cargo de gestor de risco de mercado, liquidez e crédito. Na mesma empresa, foi analista de empresas e analista de operações. Anteriormente, trabalhou na Quantix Investimentos entre 2004 e 2007, tendo ocupado a função de gestor de risco e controller. Tem mestrado em economia pelo Insper, mestrado em finanças pela Nova School of Bussiness and Economics e graduação em economia pela FEA-USP. Possui certificado CFA e CAIA.

Mariana Orsini
Riscos

Com mais de 7 de sete anos de experiência em análise Macroeconômica. Trabalhou na consultoria GO Associados entre 2014 e 2016, sendo responsável pelas projeções dos indicadores de atividade da economia brasileira, e pela elaboração de estudos e pareceres para diversos setores.  Entre 2011 e 2014 foi economista do Banco Itaú/Itaú BBA, com foco em análise econômica setorial, regional. Também foi Assessora Econômica da Presidência da Sabesp em 2010 e 2011. Doutoranda em Economia pelo Insper (conclusão prevista para setembro de 2021). Foi visiting scholar por 1 ano do departamento finanças da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign. Mestre e Bacharel em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Mauro Bergstein
CEO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Wright Capital Gestão de Patrimônio entre 2015 e 2018,tendo sido membro do comitê de investimentos e um dos responsáveis pela parte comercial. Foi sócio fundador da KPG Consultoria de Investimentos de 2013 a 2015, empresa responsável pela distribuição de fundos globais. Trabalhou no banco Credit Suisse (Brasil) e no Banco de Investimentos Garantia por 22 anos, tendo sido Head do Credit Suisse Asset Management entre 2002 e 2012, M.D. da instituição e participante do comitê-executivo no Brasil a partir de 2003. No Garantia, foi gestor de fundos de renda fixa internacional, trader proprietário e sales institucional. Tem graduação em economia pela PUC-RJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Natalia Quiroga Cotarelli
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco ABC Brasil entre 2015 e 2019, tendo sido economista responsável pelas projeções de atividade da economia doméstica e acompanhamento do cenário internacional. Anteriormente, entre 2013 e 2015 trabalhou no Banco Indusval & Partners (BI&P), como economista responsável pela elaboração dos cenários interno e externo. Doutoranda em economia pela FEA-USP (conclusão até junho de 2021). Foi visiting scholar no departamento de economia da Universidade de Columbia em 2019. Possui mestrado em economia pela FEA-USP e graduação em economia pela FGV-EESP.

Nilson Texeira
CIO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 18 anos, tendo sido economista-chefe a partir de 2004, M.D. da instituição e membro do comitê-executivo no Brasil a partir de 2006. Trabalhou em outras instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Fonte Cindam, onde foi economista-chefe nos dois bancos. Antes disso, foi funcionário do BNDES, onde ingressou por concurso público em1986, tendo ocupado funções como gerente de risco e analista de projetos. Anteriormente, foi engenheiro da Otis Elevadores entre 1984 e 1986.Tem Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, mestrado em economia pela PUC-RJ, graduação em engenharia mecânica pela UFRJ e graduação em economia pela UERJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Pedro Conrado
Renda Variável

Trabalhou no Banco Bradesco de Investimentos em 2020 como analista junior de ações cobrindo os setores de Health Care e Educação. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Insper.

Priscila F. de Araújo
Renda Variável

Com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos, Priscila foi uma das sócias fundadoras da Hogan Investimentos (previamente denominada Victoire Investimentos), onde entre 2005 e 2020 foi gestora dos fundos long short e long biased, assim como fez análise de ações de companhias da América Latina. Antes disso, trabalhou por 5 anos no Citigroup (nas unidades de Asset Management e Private Bank), atuando como gestora de fundos e membro do Comitê de Investimentos. Possui experiências prévias também no Banco BBVA e Itau Bankers Trust (IBT), na gestão de fundos de renda fixa e no relacionamento com investidores. Priscila é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec/INSPER. Certificada CFA, é também membro da board da Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui CGA Anbima e é administradora de carteiras autorizada pela CVM.

Rafael Gama
Operacional

Com sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Bahia Asset Management entre 2013 e 2019. Foi responsável pela gestão de caixa, enquadramento e hedges cambiais de todos os fundos da gestora. Também foi responsável pela gestão dos fundos passivos e institucionais. Anteriormente, trabalhou nas áreas de controle onshore e offshore da gestora. Mestre em macroeconomia e finanças pela PUC-RJ, graduado em engenharia de produção pela UFRJ. Possui CGA ANBIMA.

Ricardo Cará Monteiro
Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio da Mauá Capital entre 2015 e 2018, atuando como gestor de fundos multimercados. Foi sócio fundador da Corttex Capital entre 2012 e 2015, onde foi gestor de fundos multimercados. Antes disso, trabalhou na GAP Asset Management entre 2004 e 2011, sendo sócio e trader de renda fixa e câmbio. Nessas instituições foi membro dos respectivos Comitês de investimento global e local. Anteriormente, trabalhou na Tesouraria proprietária do Banco BBA e Itaú BBA entre 1997 e 2003, atuando como trader de renda fixa e câmbio. Possui graduação em engenharia e MBA executivo em finanças pelo Ibmec/INSPER. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Thamara Todesco
Operacional

Com mais de 3 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Itaú Unibanco entre os anos 2017 e 2021, tendo contribuído para otimizações e automações de processos. Entre 2018 e 2021, foi responsável por processamento e conciliação de carteiras de fundos. Trabalhou no setor de monitoria da qualidade de atendimento, atuando com foco na experiência do cliente entre 2017 e 2018. Graduada em engenharia de controle e automação pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Aline Crucillo
Administrativo

Com mais de nove anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Vinci Partners por seis anos, atuando nas áreas administrativa, facilities e operacional. Anteriormente, trabalhou na GAS Investimentos na área administrativa. Possui MBA em gestão de processos pela FGV-SP e graduação em administração pela PUC-SP.

Filosofia de gestão de recursos

Estratégias orientadas pela construção de cenários e suportadas por modelos estatísticos que relacionam os fundamentos da economia ao comportamento dos preços dos ativos financeiros.

Construção de carteira diversificada, com alocação do risco por tese de investimento, visando a maximização da performance.

Posições estruturais combinadas com posições táticas de curto prazo.

Forte controle de risco com implementação de estratégias de proteção da carteira para cenários alternativos.

Filosofia de gestão de recursos

Controle de Risco

Área independente da gestão de investimentos

Modelagem e definição de parâmetros e limites de enquadramento dos fundos

Sistemas proprietários e terceirizados

Análise rigorosa e em tempo real dos riscos de mercado e de liquidez

Monitoramento e controle dos  riscos operacionais e regulatórios

Controle de Risco

Políticas

Documentos disponíveis para download