Quem somos

O time de sócios da Macro Capital possui, em sua maioria, entre 20 e 30 anos de experiência no mercado financeiro. A complementaridade dessas experiências e o compartilhamento de valores e princípios sólidos norteiam nossa empresa.

Princípios

Cultura meritocrática

Profissionalismo, integridade, disciplina, ética e busca por excelência

Trabalho em equipe e constante aprimoramento profissional

Dedicação, transparência e compromisso com os investidores, com foco no relacionamento de longo prazo

Equipe

O núcleo da empresa é sua equipe, com permanente busca por excelência, incentivo à inovação e com diálogo constante em um ambiente desafiador e meritocrático. Nosso time possui alta qualidade profissional e técnica, combinando experiência, comprometimento, espírito de equipe e empreendedorismo.

Alexandre Bin Wan Song
Mercados Globais

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio da Ethica Asset Management entre 2015 e 2019. Em 2014, foi sócio da Prada Assessoria. Em ambas as instituições, foi gestor de recursos. Trabalhou no Grupo J&F (JBS, Banco Original e J&F Investimentos) entre 2011 e 2013 como gestor de recursos e head de Tesouraria. Antes disso, atuou no Grupo Itaú por 15 anos. No Itaú Europa, foi diretor de Tesouraria entre 2009 e 2011. No Itaú Europa London Branch, foi sales institucional de renda fixa entre 2006 e 2009. No BankBoston, ocupou diversas posições entre 1996 a 2006, sendo a mais recente a de responsável pela mesa proprietária de renda fixa internacional. Graduado em engenharia de produção pela Poli-USP. É administrador de carteiras autorizado pela CVM.

David Matta
Operacional

Com quatro anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Brasil Plural Asset Management entre 2017 e 2019. Fez parte da gestão dos fundos de renda fixa e imobiliário. Anteriormente, passou pelas áreas operacionais da gestora e trabalhou no Corporate do Itaú BBA entre 2015 e 2016. Possui graduação em economia pelo Ibmec/RJ.

Leonardo Morales
Renda Variável

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi gestor de recursos no Santander Asset Management entre 2015 e 2018, sendo responsável pelo posicionamento de renda variável nos fundos multimercados. Foi fundador e gestor de recursos da SFA Investimentos entre 2013 e 2015. Trabalhou na Tesouraria proprietária do Itaú BBA entre 2008 e 2012 e do Unibanco entre 2004 e 2008, sendo responsável pela mesa de equities e commodities em ambas as instituições. Graduado em administração de empresas pela PUC-SP, pós-graduado em Gestão de Riscos pela Universidade Mackenzie. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Mauro Bergstein
CEO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Wright Capital Gestão de Patrimônio entre 2015 e 2018,tendo sido membro do comitê de investimentos e um dos responsáveis pela parte comercial. Foi sócio fundador da KPG Consultoria de Investimentos de 2013 a 2015, empresa responsável pela distribuição de fundos globais. Trabalhou no banco Credit Suisse (Brasil) e no Banco de Investimentos Garantia por 22 anos, tendo sido Head do Credit Suisse Asset Management entre 2002 e 2012, M.D. da instituição e participante do comitê-executivo no Brasil a partir de 2003. No Garantia, foi gestor de fundos de renda fixa internacional, trader proprietário e sales institucional. Tem graduação em economia pela PUC-RJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Nilson Teixeira
CIO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 18 anos, tendo sido economista-chefe a partir de 2004, M.D. da instituição e membro do comitê-executivo no Brasil a partir de 2006. Trabalhou em outras instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Fonte Cindam, onde foi economista-chefe nos dois bancos. Antes disso, foi funcionário do BNDES, onde ingressou por concurso público em 1986, tendo ocupado funções como gerente de risco e analista de projetos. Anteriormente, foi engenheiro da Otis Elevadores entre 1984 e 1986.Tem Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, mestrado em economia pela PUC-RJ, graduação em engenharia mecânica pela UFRJ e graduação em economia pela UERJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Rafael Gama
Operacional

Com sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Bahia Asset Management entre 2013 e 2019. Foi responsável pela gestão de caixa, enquadramento e hedges cambiais de todos os fundos da gestora. Também foi responsável pela gestão dos fundos passivos e institucionais. Anteriormente, trabalhou nas áreas de controle onshore e offshore da gestora. Mestre em macroeconomia e finanças pela PUC-RJ, graduado em engenharia de produção pela UFRJ. Possui CGA ANBIMA.

Ricardo Cará Monteiro
Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio da Mauá Capital entre 2015 e 2018, atuando como gestor de fundos multimercados. Foi sócio fundador da Corttex Capital entre 2012 e 2015, onde foi gestor de fundos multimercados. Antes disso, trabalhou na GAP Asset Management entre 2004 e 2011, sendo sócio e trader de renda fixa e câmbio. Nessas instituições foi membro dos respectivos Comitês de investimento global e local. Anteriormente, trabalhou na Tesouraria proprietária do Banco BBA e Itaú BBA entre 1997 e 2003, atuando como trader de renda fixa e câmbio. Possui graduação em engenharia e MBA executivo em finanças pelo Ibmec/INSPER. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Thiago Neves Pereira
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Bradesco Asset Management (BRAM) entre 2012 e 2019, tendo sido economista responsável pelo acompanhamento e análise de atividade, inflação, situação fiscal e política da economia doméstica e internacional. Anteriormente, trabalhou na Febraban entre 2011 e 2012, também como economista, conduzindo análises de indicadores econômicos locais. Possui doutorado em economia pela FGV-EPGE, concluído em 2011. Tem artigos acadêmicos publicados pela Revista Brasileira de Economia (RBE) em 2010 e pela European Economic Review (EER) em 2014. É graduado em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Possui CGA ANBIMA.

Cristiano Rogerio Cagne
COO

Com cerca de 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Unibanco, Itaú BBA e Itaú entre 1999 e 2019. Ocupou o cargo de diretor de Operações para Wealth Management nos últimos três anos, sendo responsável pelas áreas de custódia e controladoria de fundos de terceiros e operações da Corretora no Banco Itaú. Por três anos, foi diretor de Operações de Corporate/Investment Banking no Banco Itaú BBA, liderando as áreas de processamento das carteiras de tesouraria e corporate, controles de garantia e liquidação. Conduziu a área de Compliance no Itaú BBA nos dois anos anteriores. Entre 1999 e 2008, atuou no Unibanco, sendo responsável pelas áreas de produtos estruturados, mesa de clientes e planejamento estratégico. Possui MBA pela Universidade de Harvard – Harvard Business School, especialização em administração pela FGV-SP e graduação em engenharia química pela FEI.

Emerson Marques da Silva
CRO

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Ethica Asset Management entre 2017 e 2019, tendo sido diretor de risco e compliance por dois anos e responsável pelo desenvolvimento de modelos de risco de mercado e liquidez. Antes disso, trabalhou na Kinea Investimentos entre 2007 e 2015, ocupando o cargo de gestor de risco de mercado, liquidez e crédito. Na mesma empresa, foi analista de empresas e analista de operações. Anteriormente, trabalhou na Quantix Investimentos entre 2004 e 2007, tendo ocupado a função de gestor de risco e controller. Tem mestrado em economia pelo Insper, mestrado em finanças pela Nova School of Bussiness and Economics e graduação em economia pela FEA-USP. Possui certificado CFA e CAIA.

Lucas Marquezino
Sales

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, foi gerente de relacionamento para distribuidores, agentes autônomos e family offices no BNY Mellon entre 2017 e 2019. Entre 2012 e 2017, trabalhou no Votorantim Asset Management, primeiramente como analista comercial e depois ocupando o cargo de gerente de relacionamento para os segmentos Institucional e Corporate. Tem pós graduação em finanças pelo Insper e é graduado em ciências econômicas pela PUC SP. Possui certificado CFP.

Natalia Quiroga Cotarelli
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco ABC Brasil entre 2015 e 2019, tendo sido economista responsável pelas projeções de atividade da economia doméstica e acompanhamento do cenário internacional. Anteriormente, entre 2013 e 2015 trabalhou no Banco Indusval & Partners (BI&P), como economista responsável pela elaboração dos cenários interno e externo. Doutoranda em economia pela FEA-USP (conclusão até junho de 2021). Foi visiting scholar no departamento de economia da Universidade de Columbia em 2019. Possui mestrado em economia pela FEA-USP e graduação em economia pela FGV-EESP.

Pedro Abreu
Tecnologia e Desenvolvimento

Com mais de 2 anos de experiência atuando como Engenheiro com ênfase em P&D atuando na elaboração de modelos númericos para predição de fenômenos físicos e químicos. Utilizando análises estatísticas para predição de resultados de operação de equipamentos industriais. Formado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e em engenharia mecânica pela Technische Universität Darmstadt e com especialização em estatística e ciência de dados pelo MIT.

Rafael Peres Nabeshima
Taxa de Juros e Moedas

Com cerca de 15 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Santander Asset Management entre 2011 e 2019, tendo ocupado diversas posições como portfolio manager de renda fixa. Antes disso, trabalhou no Banco Bradesco entre 2008 e 2011, como trader da mesa proprietária, tendo sido responsável pela carteira de títulos públicos e soberanos. Anteriormente, trabalhou no Lote45 Asset Management entre 2006 e 2008 como analista de investimentos, responsável pelo segmento de small caps. É mestre em administração de empresas pelo Insper, graduação em economia pela FEA-USP e graduação em administração de empresas pela EAESP-FGV. Possui CGA ANBIMA e certificado CFA.

Tales Lima Freire
Renda Variável

Com mais de oito anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Santander Asset Management em 2018 e 2019, ocupando o cargo de analista de renda variável buy side, responsável pela cobertura dos setores de Utilities, Telecomunicações e Educação. Entre 2011 e 2018, trabalhou no Banco Bradesco como analista de renda variável sell side, cobrindo os setores de Telecomunicações e Educação. Nesse período, seu time integrou o ranking da Institutional Investor para Brasil e América Latina por diversas ocasiões. Possui mestrado profissional em economia e finanças pela FGV EESP e é graduado em administração de empresas pela FGV EAESP. Possui certificado CFA.

Aline Crucillo
Administrativo

Com mais de nove anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Vinci Partners por seis anos, atuando nas áreas administrativa, facilities e operacional. Anteriormente, trabalhou na GAS Investimentos na área administrativa. Possui MBA em gestão de processos pela FGV-SP e graduação em administração pela PUC-SP.

Equipe

O núcleo da empresa é sua gente, com permanente busca por excelência, incentivo à inovação e com diálogo constante em um ambiente desafiador e meritocrático. Nosso time possui alta qualidade profissional e técnica, combinando experiência, comprometimento, espírito de equipe e empreendedorismo.

Alexandre Bin Wan Song
Mercados Globais

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio da Ethica Asset Management entre 2015 e 2019. Em 2014, foi sócio da Prada Assessoria. Em ambas as instituições, foi gestor de recursos. Trabalhou no Grupo J&F (JBS, Banco Original e J&F Investimentos) entre 2011 e 2013 como gestor de recursos e head de Tesouraria. Antes disso, atuou no Grupo Itaú por 15 anos. No Itaú Europa, foi diretor de Tesouraria entre 2009 e 2011. No Itaú Europa London Branch, foi sales institucional de renda fixa entre 2006 e 2009. No BankBoston, ocupou diversas posições entre 1996 a 2006, sendo a mais recente a de responsável pela mesa proprietária de renda fixa internacional. Graduado em engenharia de produção pela Poli-USP. É administrador de carteiras autorizado pela CVM.

Cristiano Rogerio Cagne
COO

Com cerca de 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Unibanco, Itaú BBA e Itaú entre 1999 e 2019. Ocupou o cargo de diretor de Operações para Wealth Management nos últimos três anos, sendo responsável pelas áreas de custódia e controladoria de fundos de terceiros e operações da Corretora no Banco Itaú. Por três anos, foi diretor de Operações de Corporate/Investment Banking no Banco Itaú BBA, liderando as áreas de processamento das carteiras de tesouraria e corporate, controles de garantia e liquidação. Conduziu a área de Compliance no Itaú BBA nos dois anos anteriores. Entre 1999 e 2008, atuou no Unibanco, sendo responsável pelas áreas de produtos estruturados, mesa de clientes e planejamento estratégico. Possui MBA pela Universidade de Harvard – Harvard Business School, especialização em administração pela FGV-SP e graduação em engenharia química pela FEI.

David Matta
Operacional

Com quatro anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Brasil Plural Asset Management entre 2017 e 2019. Fez parte da gestão dos fundos de renda fixa e imobiliário. Anteriormente, passou pelas áreas operacionais da gestora e trabalhou no Corporate do Itaú BBA entre 2015 e 2016. Possui graduação em economia pelo Ibmec/RJ.

Emerson Marques da Silva
CRO

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Ethica Asset Management entre 2017 e 2019, tendo sido diretor de risco e compliance por dois anos e responsável pelo desenvolvimento de modelos de risco de mercado e liquidez. Antes disso, trabalhou na Kinea Investimentos entre 2007 e 2015, ocupando o cargo de gestor de risco de mercado, liquidez e crédito. Na mesma empresa, foi analista de empresas e analista de operações. Anteriormente, trabalhou na Quantix Investimentos entre 2004 e 2007, tendo ocupado a função de gestor de risco e controller. Tem mestrado em economia pelo Insper, mestrado em finanças pela Nova School of Bussiness and Economics e graduação em economia pela FEA-USP. Possui certificado CFA e CAIA.

Leonardo Morales
Renda Varável

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi gestor de recursos no Santander Asset Management entre 2015 e 2018, sendo responsável pelo posicionamento de renda variável nos fundos multimercados. Foi fundador e gestor de recursos da SFA Investimentos entre 2013 e 2015. Trabalhou na Tesouraria proprietária do Itaú BBA entre 2008 e 2012 e do Unibanco entre 2004 e 2008, sendo responsável pela mesa de equities e commodities em ambas as instituições. Graduado em administração de empresas pela PUC-SP, pós-graduado em Gestão de Riscos pela Universidade Mackenzie. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Lucas Marquezino
Sales

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, foi gerente de relacionamento para distribuidores, agentes autônomos e family offices no BNY Mellon entre 2017 e 2019. Entre 2012 e 2017, trabalhou no Votorantim Asset Management, primeiramente como analista comercial e depois ocupando o cargo de gerente de relacionamento para os segmentos Institucional e Corporate. Tem pós graduação em finanças pelo Insper e é graduado em ciências econômicas pela PUC SP. Possui certificado CFP.

Mauro Bergstein
CEO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Wright Capital Gestão de Patrimônio entre 2015 e 2018,tendo sido membro do comitê de investimentos e um dos responsáveis pela parte comercial. Foi sócio fundador da KPG Consultoria de Investimentos de 2013 a 2015, empresa responsável pela distribuição de fundos globais. Trabalhou no banco Credit Suisse (Brasil) e no Banco de Investimentos Garantia por 22 anos, tendo sido Head do Credit Suisse Asset Management entre 2002 e 2012, M.D. da instituição e participante do comitê-executivo no Brasil a partir de 2003. No Garantia, foi gestor de fundos de renda fixa internacional, trader proprietário e sales institucional. Tem graduação em economia pela PUC-RJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Natalia Quiroga Cotarelli
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco ABC Brasil entre 2015 e 2019, tendo sido economista responsável pelas projeções de atividade da economia doméstica e acompanhamento do cenário internacional. Anteriormente, entre 2013 e 2015 trabalhou no Banco Indusval & Partners (BI&P), como economista responsável pela elaboração dos cenários interno e externo. Doutoranda em economia pela FEA-USP (conclusão até junho de 2021). Foi visiting scholar no departamento de economia da Universidade de Columbia em 2019. Possui mestrado em economia pela FEA-USP e graduação em economia pela FGV-EESP.

Nilson Texeira
CIO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 18 anos, tendo sido economista-chefe a partir de 2004, M.D. da instituição e membro do comitê-executivo no Brasil a partir de 2006. Trabalhou em outras instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Fonte Cindam, onde foi economista-chefe nos dois bancos. Antes disso, foi funcionário do BNDES, onde ingressou por concurso público em1986, tendo ocupado funções como gerente de risco e analista de projetos. Anteriormente, foi engenheiro da Otis Elevadores entre 1984 e 1986.Tem Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, mestrado em economia pela PUC-RJ, graduação em engenharia mecânica pela UFRJ e graduação em economia pela UERJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Pedro Abreu
Tecnologia e Desenvolvimento

Com mais de 2 anos de experiência atuando como Engenheiro com ênfase em P&D atuando na elaboração de modelos númericos para predição de fenômenos físicos e químicos. Utilizando análises estatísticas para predição de resultados de operação de equipamentos industriais. Formado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e em engenharia mecânica pela Technische Universität Darmstadt e com especialização em estatística e ciência de dados pelo MIT.

Rafael Gama
Operacional

Com sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Bahia Asset Management entre 2013 e 2019. Foi responsável pela gestão de caixa, enquadramento e hedges cambiais de todos os fundos da gestora. Também foi responsável pela gestão dos fundos passivos e institucionais. Anteriormente, trabalhou nas áreas de controle onshore e offshore da gestora. Mestre em macroeconomia e finanças pela PUC-RJ, graduado em engenharia de produção pela UFRJ. Possui CGA ANBIMA.

Rafael Peres Nabeshima
Taxa de Juros e Moedas

Com cerca de 15 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Santander Asset Management entre 2011 e 2019, tendo ocupado diversas posições como portfolio manager de renda fixa. Antes disso, trabalhou no Banco Bradesco entre 2008 e 2011, como trader da mesa proprietária, tendo sido responsável pela carteira de títulos públicos e soberanos. Anteriormente, trabalhou no Lote45 Asset Management entre 2006 e 2008 como analista de investimentos, responsável pelo segmento de small caps. É mestre em administração de empresas pelo Insper, graduação em economia pela FEA-USP e graduação em administração de empresas pela EAESP-FGV. Possui CGA ANBIMA e certificado CFA.

Ricardo Cará Monteiro
Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio da Mauá Capital entre 2015 e 2018, atuando como gestor de fundos multimercados. Foi sócio fundador da Corttex Capital entre 2012 e 2015, onde foi gestor de fundos multimercados. Antes disso, trabalhou na GAP Asset Management entre 2004 e 2011, sendo sócio e trader de renda fixa e câmbio. Nessas instituições foi membro dos respectivos Comitês de investimento global e local. Anteriormente, trabalhou na Tesouraria proprietária do Banco BBA e Itaú BBA entre 1997 e 2003, atuando como trader de renda fixa e câmbio. Possui graduação em engenharia e MBA executivo em finanças pelo Ibmec/INSPER. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Tales Lima Freire
Renda Variável

Com mais de oito anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Santander Asset Management em 2018 e 2019, ocupando o cargo de analista de renda variável buy side, responsável pela cobertura dos setores de Utilities, Telecomunicações e Educação. Entre 2011 e 2018, trabalhou no Banco Bradesco como analista de renda variável sell side, cobrindo os setores de Telecomunicações e Educação. Nesse período, seu time integrou o ranking da Institutional Investor para Brasil e América Latina por diversas ocasiões. Possui mestrado profissional em economia e finanças pela FGV EESP e é graduado em administração de empresas pela FGV EAESP. Possui certificado CFA.

Thiago Neves Pereira
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Com mais de sete anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Bradesco Asset Management (BRAM) entre 2012 e 2019, tendo sido economista responsável pelo acompanhamento e análise de atividade, inflação, situação fiscal e política da economia doméstica e internacional. Anteriormente, trabalhou na Febraban entre 2011 e 2012, também como economista, conduzindo análises de indicadores econômicos locais. Possui doutorado em economia pela FGV-EPGE, concluído em 2011. Tem artigos acadêmicos publicados pela Revista Brasileira de Economia (RBE) em 2010 e pela European Economic Review (EER) em 2014. É graduado em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Possui CGA ANBIMA.

Aline Crucillo
Administrativo

Com mais de nove anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Vinci Partners por seis anos, atuando nas áreas administrativa, facilities e operacional. Anteriormente, trabalhou na GAS Investimentos na área administrativa. Possui MBA em gestão de processos pela FGV-SP e graduação em administração pela PUC-SP.

Filosofia de gestão de recursos

Estratégias orientadas pela construção de cenários e suportadas por modelos estatísticos que relacionam os fundamentos da economia ao comportamento dos preços dos ativos financeiros.

Construção de carteira diversificada, com alocação do risco por tese de investimento, visando a maximização da performance.

Posições estruturais combinadas com posições táticas de curto prazo.

Forte controle de risco com implementação de estratégias de proteção da carteira para cenários alternativos.

Filosofia de gestão de recursos

Controle de Risco

Área independente da gestão de investimentos

Modelagem e definição de parâmetros e limites de enquadramento dos fundos

Sistemas proprietários e terceirizados

Análise rigorosa e em tempo real dos riscos de mercado e de liquidez

Monitoramento e controle dos  riscos operacionais e regulatórios

Controle de Risco

Políticas

Documentos disponíveis para download